Já lavou suas mãos?
- 30 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atos como lavar as mãos antes de comer ou depois de ir ao banheiro parecem ser bastante naturais para o senso comum, mas, nem sempre foi assim. Por volta de 1854 , o simples ato de lavar as mãos promoveu a redução da mortalidade em soldados britânicos, ou seja, esse ato simbólico de higienização pessoal não era uma relação motivada a saúde. Então o que dizer para a saúde coletiva? A sociedade foi evoluindo cientificamente, assim também seus costumes foram cercados pela racionalidade das especializações de conhecimento, desse modo o simples lavar as mãos pelo hábito em nosso tempo ganhou destaque para prevenção e controle de riscos. A higienização das mãos é a ação mais importante para prevenção e controle de infecções, pois as mãos são o principal veículo de transmissão dos microrganismos de um indivíduo para o outro. A técnica e a escolha do produto
correto reduz a população microbiana das mãos e interrompe a cadeia de transmissão.
A primeira descrição da microbiota da pele é de 1938, por Price, e a classifica em :
Microbiota Residente, composta por elementos que estão frequentemente aderidos aos estratos mais profundos da camada da córnea, formando colônias e se mantém em equilíbrio com o hospedeiro. Por isso são de difícil eliminação pela ação mecânica ou por agentes químicos. Entretanto, com a descamação natural da pele e a produção de suor, alguns deles são movidos para camadas mais superficiais e eliminados para o ambiente. Apresenta baixa patogenicidade.
Microbiota Transitória, se depositam na superfície da pele, provenientes de fontes externas, colonizando temporariamente. Maior potencial patogênico. Por serem mais facilmente removidos da pele, por ação mecânica, os microrganismos que compõem a flora transitória se espalham com mais facilidade pelo contato.
Microbiota Transitória Residente;
Microbiota Infectante;
Escolha do Produto:
Todos os produtos devem ser registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, garantindo assim substâncias seguras, aprovação em testes de toxicidade, atividade microbicida desejada, entre outros.
Técnica para a higienização das mãos:



Comentários